Até que idade a pensão alimentícia deve ser paga?

"Meu filho fez 18 anos: ainda sou obrigado a pagar pensão?" Entenda quando é possível encerrar o pagamento e como pedir a exoneração judicial. Fale com uma advogada especialista. Até que idade a pensão alimentícia deve ser paga?"

PENSÃO ALIMENTÍCIA

Dra. Amanda Felix Advogada

3/6/20252 min read

exoneração da pensão alimentícia, advogado especialista em parar de pagar pensão alimentícia
exoneração da pensão alimentícia, advogado especialista em parar de pagar pensão alimentícia

Exoneração da Pensão Alimentícia: Meu filho fez 18 anos, preciso continuar pagando?

Essa é uma dúvida muito comum entre os pais: a pensão alimentícia termina automaticamente quando o filho completa 18 anos? A resposta é não.

A maioridade civil (18 anos) não extingue automaticamente a obrigação de pagar pensão. Porém, a partir dessa idade, o alimentante (quem paga) pode pedir judicialmente a exoneração. Ou seja, para deixar de pagar, é necessário entrar com uma ação na Justiça.

Quando é possível parar de pagar pensão?

A pensão só pode ser encerrada por meio de uma decisão judicial, mesmo após o filho completar 18 anos. O caminho correto é ingressar com uma ação de exoneração de alimentos, com a orientação de um advogado.

Nessa ação, o juiz vai analisar se o filho:

  • Já tem capacidade de se manter sozinho;

  • Concluiu os estudos;

  • Possui condições financeiras e profissionais de se sustentar.

Enquanto não houver decisão judicial, o pagamento deve continuar, mesmo que o filho tenha atingido a maioridade.

Quando a pensão pode continuar após os 18 anos?

A pensão pode ser prorrogada mesmo após a maioridade, nos seguintes casos:

  • Continuidade dos Estudos: Se o filho ainda estiver cursando ensino superior ou técnico, pode ter direito à pensão até concluir a formação;

  • Dependência Financeira: Caso ele ainda não tenha condições de prover o próprio sustento ou esteja em situação de vulnerabilidade.

Nessas situações, o juiz avaliará o caso concreto e poderá decidir pela manutenção da pensão alimentícia por mais algum tempo.

Cuidado: parar de pagar sem ordem judicial pode gerar PRISÃO!

Se o pagamento for interrompido sem autorização do juiz, o filho (ou representante legal) pode entrar com ação de execução da pensão, inclusive com pedido de prisão civil do devedor.

👉 A única forma segura de parar de pagar pensão é obtendo a exoneração judicial, pois a A pensão alimentícia não cessa automaticamente aos 18 anos, sendo indispensável entrar com uma ação de exoneração de alimentos.

Conte com o apoio de uma advogada especialista em Direito de Família para avaliar seu caso e garantir seus direitos, evitando complicações futuras.

📲 Entre em contato e agende uma consulta. Vamos buscar seus direitos com seriedade e rapidez.

🔎 Amanda Felix Advocacia - Advogada em Rolândia especializada em Direito de Família e Aposentadoria.